Dicas nota 1000: Como fazer uma boa argumentação na redação

Dicas nota 1000: Como fazer uma boa argumentação na redação

Você sabe como defender suas ideias? Afinal, argumentar não é apenas expor seu modo de pensar, é preciso estratégia. Então vem com a gente conferir como elaborar uma boa argumentação na redação, que vai te deixar ainda mais perto da sua tão sonhada nota 1000. 

Mas primeiro, o que é uma redação dissertativa argumentativa? 

Esse é o modelo de redação mais cobrado na maioria dos vestibulares. Dividido em três partes que devem se conectar – introdução, desenvolvimento e conclusão – esse tipo de texto tem como proposta defender uma ideia.

Na introdução, é apresentado o tema e a tese, com objetivo de gerar interesse para o leitor; no desenvolvimento, os argumentos são debatidos e defendidos, posicionando-os sobre seu ponto de vista e; para finalizar, na conclusão é elaborado o desfecho com uma solução pertinente e que respeite as diretrizes dos Direitos Humanos. 

Clique aqui para saber mais sobre como é a estrutura de uma redação.

Como fazer uma boa argumentação na redação?

A argumentação é a parte mais importante da redação, já que está em 3 das 5 competências exigidas no Enem e deve ser desenvolvida com estratégia, seguindo alguns critérios.

Primeiro de tudo, a argumentação na redação serve para defender a tese apresentada. Por meio de argumentos, o autor irá comprovar os fatos e expor sua perspectiva sobre o assunto. Dessa forma, a argumentação vai muito além de transmitir ideias, sendo necessário que todas as informações se relacionem. Para isso, há uma estrutura simples que pode ser seguida:

  • Apresente os fatos: mostre o que será analisado;
  • Coloque sua opinião: apresente a primeira ideia do seu ponto de vista;
  • Posicione a sua tese: coloque o seu ponto de vista;
  • Argumente sua tese: defenda a sua tese com fatos, dados e análises.

Dicas para te ajudar a desenvolver uma boa argumentação:

  1. Construa um bom repertório: leia livros e jornais; estude atualidades, personagens históricos e assuntos pertinentes como leis brasileiras, debates ambientais, economia; assista filmes e documentários. 
  2. Crie argumentos consistentes: o uso de dados como referência junto à sua reflexão e defesa de tese traz coerência e consistência ao seu texto. Por isso, procure embasar seus argumentos com citações, quando possível;
  3. Faça críticas: elas devem ser feitas de forma coerente sobre a relação do assunto com a realidade, mostrando diferentes visões acerca do tema, mas sem desviar do seu ponto principal; 
  4. Coloque sua opinião: defenda a tese de acordo com a sua opinião sobre o assunto. Não invente informações e não faça afirmações vagas e generalizadas;
  5. Conecte todos os argumentos: crie uma linha de raciocínio com informações, reflexões, análises e opiniões contextualizadas e que se conectem, para que seu texto seja fluído, harmonioso e sensato. 
  6. Conte com a ajuda de especialistas: com a Mais Redação, você aprende com os melhores profissionais, plataforma e materiais por meio de um método eficiente, para desenvolver uma redação nota 1000.  

Agora que você já sabe como fazer uma boa argumentação na redação, conte com a Mais Redação! No nosso portal você também acompanha outras dicas de estudo, organização e redação.

Continue lendo