Três nomes dos contextos literários e artísticos parecidos, mas com estrutura e significados muito singulares. Vamos te contar quais são as principais diferenças entre prosa, poesia e poema e com certeza você vai se surpreender! Vem com a gente descobrir.
O mundo literário e artístico são ricos e muito diversos, nos preenchem com infinitas possibilidades de expressão e formas de comunicação que embelezam a nossa cultura.
Esses três termos, por incrível que pareça, fazem parte de contextos muito diferentes.
Enquanto um é uma estrutura textual, um é uma intenção artística e o outro um gênero textual, eles possuem uma característica em comum, os três enobrecem a nossa linguagem.
A prosa é uma estrutura textual narrativa de discurso livre e direto, que pode ser definida de duas maneiras, a primeira como uma expressão natural da linguagem, sem regras, expressando a forma como a gente fala e escreve, e a segunda como um gênero literário que é dividido em dois tipos: prosa narrativa, como romances, contos e novelas, e prosa demonstrativa, como textos jornalísticos, diálogos e cartas.
A prosa possui um texto organizado em linhas contínuas e em parágrafos, sem quebra de linha e versos, é objetivo e não apresenta ritmo na leitura, pois é uma forma de expressão do pensamento racional.
A poesia é uma intenção artística que envolve sentimentos e emoções de forma subjetiva e abstrata e por isso, não possui um padrão. A poesia é qualquer forma de arte, ela está presente em músicas, pinturas, fotografias, textos e até mesmo em esculturas.
Portanto, o artista tem total liberdade de criar uma poesia da forma que preferir, não há uma estrutura definida. Em forma de texto, a poesia é uma produção lírica com fins estéticos, ritmados e que despertam sentimentos em meio a versos e estrofes.
O poema é um gênero textual escrito em versos e estrofes, que pode ser lírico, épico, dramático ou narrativo. A forma do poema é livre, então pode haver ou não rimas, ritmo, estética e figuras de linguagem, que também possui a intenção de transmitir emoções e reflexões por meio do conteúdo escrito.
O poema lírico expressa sentimentos e pensamentos do poeta, com intenção de comover; já o épico é construído com elementos fictícios e situações irreais; o poema dramático é formado com falas e conversas de seus personagens e o narrativo descreve e conta um fato ou história.
Agora que você já sabe as diferenças de prosa, poesia e poema, conte com a Mais Redação! No nosso portal você também acompanha dicas de estudo, organização e redação.