Desde erros de acentuação até o desvio do tema, cada descuido compromete sua nota final, portanto, ficar atento aos erros mais comuns na redação pode favorecer sua preparação para a prova, te aproximando da nota 1000. A Mais Redação preparou um guia para te direcionar a não cometer esses deslizes.
Antes de tudo, é essencial saber quais são as regras exigidas na redação do Enem, que são analisadas e avaliadas pelos corretores e que irão definir sua nota final, por isso, saiba quais são as cinco competências do Enem e como fazer uma boa redação.
No blog da Mais Redação você encontra conteúdos primordiais que irão enriquecer seus estudos nesse momento desafiador.
Então vamos lá, o que não fazer na redação?
Fugir ou tangenciar o tema proposto é um erro comum e grave, que pode até mesmo zerar sua prova. Para entender de fato qual a proposta da redação, leia atentamente os textos motivadores, grifando as frases essenciais e anotando suas ideias na folha de rascunho, para ficar claro no que deve se atentar.
A folha de rascunho está lá para te ajudar na organização da estrutura e de ideias, então use! Um erro comum é escrever direto na folha oficial, correndo risco de rasuras, confusões em ideias e na composição do texto. Faça um esboço da estrutura, liste as informações e dados que gostaria de preencher seu texto e anote pontos importantes de cada parágrafo.
Na argumentação, o principal objetivo é defender o ponto de vista que você elaborou de acordo com o tema, ele que irá definir se interpretou a proposta de forma correta e está apresentando seu posicionamento com coerência e coesão. Uma argumentação rasa e superficial, com ausência de fatos e dados, irá descontar muitos pontos da sua nota.
Copiar frases dos textos de apoio é mais um da lista do que não fazer na redação. Os textos motivadores estão lá para guiar e orientar na construção de suas próprias ideias, eles servem de inspiração, por isso copiá-los é um erro gravíssimo, então use apenas para consultas.
Um dos erros mais comuns na redação são os ortográficos, de pontuação e acentuação, que descredibilizam e empobrecem o texto, pois são itens básicos da escrita. O uso da norma culta da língua portuguesa é obrigatório, por isso, não use gírias, abreviações e expressões populares. Uma dica para evitar que esses erros passem despercebidos é começar a praticar muito em casa, ofereça para algum amigo ou parente ler e revisar sua redação, assim, você vai se atentando, corrigindo e aprendendo com mais facilidade.
A proposta de intervenção é a quinta competência do Enem, ou seja, é obrigatória, e é na conclusão que deve ser desenvolvida e apresentada. Nela é sugerida uma dinâmica para resolver o problema discutido de acordo com a temática, com um plano de ação viável e coerente para ser colocado em prática, então não se esqueça dela!
Dentre as colocadas acima, outras regras práticas são obrigatórias e devem ser seguidas ao longo da redação para que sua nota não seja comprometida. Não é permitido entregar a redação à lápis na folha oficial, não pode ultrapassar o número de linhas colocadas, deve seguir as cinco competências, não pode entregar outro tipo de texto do qual recomendado e a letra deve ser legível.
Agora que você já sabe quais são os erros mais comuns na redação do Enem, conte com a Mais Redação! No nosso portal você também acompanha dicas de estudo, organização e redação.