Existem tantos gêneros textuais que, muitas vezes, não sabemos exatamente quais as perspectivas de cada um, muito menos se tiverem nome e estilo parecidos. A Mais Redação irá te ensinar quais são as principais diferenças entre conto e crônica, te aprofundando no universo literário, para você não confundir mais.
O conto e a crônica possuem uma aparência muito semelhante, mas pode apostar que suas perspectivas são bem diferentes! Já para começar adianto, além da estrutura, o conteúdo de cada um é super diferente.
O conto é ficcional, sendo elaborado com personagens, tempo, espaço e enredo em uma narrativa breve e que provoca apenas um tipo de sentimento no leitor, por meio de um único conflito. Diferente dos romances, seus personagens não são complexos, pois não possuem várias camadas a serem descobertas. Conta um fato, não coloca elementos enigmáticos para serem desenvolvidos e desvendados, mas possui clímax que é mostrado no final da leitura. Na maioria das vezes, elementos imaginários, sobrenaturais e fantásticos fazem parte da produção.
A crônica é um relato que está entre o jornalismo e a literatura. Não possui elementos fictícios e imaginários, narrando a realidade, um fato corriqueiro e presente no nosso cotidiano com um tom mais crítico, irônico e humorístico. Assim como o conto, traz apenas um acontecimento em um momento específico, em uma narrativa breve. Nela o narrador é o centro e, muitas vezes, o personagem principal.
Agora que você já sabe quais são as diferenças entre conto e crônica, conte com a Mais Redação! No nosso portal você também acompanha dicas de estudo, organização e redação.