Dissertação, resenha, carta, narração e artigo de opinião são alguns gêneros textuais cobrados nos vestibulares, mas, além de conhecer quais são, é necessário saber também as características de cada um. Aqui, vamos te mostrar qual a estrutura e especificidade desses modelos, para te ajudar a ficar mais confiante e mais perto da tão sonhada vaga em uma universidade.
A dissertação argumentativa é o modelo de redação de vestibular mais cobrado. Nela, o estudante deve defender um ponto de vista relacionado ao tema proposto. Para isso, é muito importante que o candidato construa uma linha de pensamento conectando a introdução, os argumentos e a conclusão, expressando o conteúdo, seu posicionamento e solução de forma clara, objetiva e coerente.
Por ser o tipo textual cobrado no Enem, uma dica é conhecer as cinco competências exigidas na prova. Para te ajudar ainda mais, na Mais Redação você aprende por onde começar a estudar.
A resenha tem como particularidade descrever as principais propriedades de um filme, livro, arte, evento e música, por meio de uma análise, resumo ou crítica da obra. Seu objetivo é expor opiniões e gerar interesse no consumo.
Há dois tipos de resenha: crítica e descritiva. A primeira faz julgamentos de valor à obra e tem como característica o formato argumentativo e reflexivo, pois busca convencer o leitor do ponto de vista colocado. A descritiva conta os detalhes da produção, descreve informações e tem como objetivo informar.
A carta é um dos formatos de comunicação mais antigos do mundo. Ela tem como objetivo estabelecer um diálogo entre dois interlocutores específicos, apresentando um tom informal e subjetivo. Seu uso pode ser feito para viés crítico social, domínio público ou ser publicada na mídia a respeito de um assunto exclusivo.
A narrativa é um dos gêneros de redação que conta uma sequência de acontecimentos reais ou fictícios, vividos por personagens e protagonistas em um tempo e espaço definidos. Nela, há a presença de um narrador que conta a história diante de sua visão ou fazendo parte como personagem.
Como o nome já diz, no artigo de opinião, o autor expõe seu posicionamento diante do tema proposto. Esse estilo de redação apresenta o formato argumentativo, reflexivo e dissertativo. Além de pontuar crenças e teorias, os argumentos devem ser embasados com coerência, fatos e coesão, para informar e persuadir o leitor.
A estrutura de um artigo de opinião é baseada em introdução, que busca apresentar o tema; desenvolvimento, que expõe as ideias e argumentos do autor e conclusão, fechando o texto com uma solução ao problema apresentado.
Agora que você já sabe quais são os gêneros textuais cobrados nos vestibulares, conte com a Mais Redação! No nosso portal você também acompanha dicas de estudo, organização e redação.