Quais são as cinco competências da redação do ENEM?

Quais são as cinco competências da redação do ENEM?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é conhecido por ser a prova mais temida do ano para um futuro universitário. E não é à toa, já que hoje em dia é usado como porta de entrada para a maioria das universidades públicas e privadas brasileiras. Mas não precisa ser assim! Garantir um bom desempenho será muito mais fácil se você dominar as cinco competências da redação do Enem. 

 

Não sabe quais são? A gente te explica uma por uma e, a partir daí, chegar a tão sonhada nota 1000 será apenas questão de treino!

Então, quais são as cinco competências da redação do Enem?

 

Como dito, vários programas do Governo Federal de acesso ao ensino superior, como Prouni, Fies e SiSU, exigem uma boa performance no Enem para concorrer a uma vaga e a redação pesa muito na avaliação final, já que garante 20% da nota. Quando a banca avalia o texto do candidato, leva em consideração os critérios de avaliação da redação do Enem. Cada competência vale 200 pontos e, somados, podem gerar a tão esperada nota 1000. Assim, quem demonstrar um excelente domínio sobre cada uma delas deve ficar preparado para alcançar uma excelente pontuação!

 

Competência 1 –  “Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita”

 

É importante separar um tempinho para estudar temas como acentuação, concordância verbal e nominal, pontuação, crase e separação silábica, por exemplo. Aqui serão avaliadas o uso das regras gramaticais, ortografia, além de conhecimentos da semântica de palavras (significados que representam), por isso, é legal sempre estar de olho nas mudanças e atualizações do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, tratado que padroniza o nosso idioma.

 

 Competência 2 –  “Compreender o tema”

 

Nada de encher linguiça! Os corretores sempre percebem quando o tema não foi  dominado completamente e, mesmo com o texto-base, o vestibulando não apresentou uma boa defesa para ele. É muito importante entender o tema que foi escolhido, ler os apoios com atenção para que consiga organizar e estruturar as informações que abordará na redação.

Para alcançar uma boa pontuação nessa competência, também é imprescindível utilizar informações de diferentes áreas de conhecimento, o repertório sociocultural, para contextualizar o tema e/ou defender a sua tese.  

 

Competência 3 – “Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista”

 

A redação não é aquela cadeira usada para acumular roupa que a gente sabe que você tem no quarto. É preciso organizar todos os pontos importantes e construir uma linha de raciocínio, sem se contradizer. Aqui é avaliado a apresentação de um pensamento claro e coerente, com argumentos sólidos e justificativas plausíveis. 

 

Competência 4 – “Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação”

 

De nada adianta ser cosplay do Google, cheio de citações e referências se, na redação do Enem, não usar corretamente os advérbios, preposições, conjunções e locuções adverbiais. Tudo pela coesão do texto! É necessário que os parágrafos se relacionem, conectem-se para transmitir a ideia de forma harmoniosa.

 

Competência 5 – “Elaborar proposta de intervenção para o problema, respeitando os direitos humanos”

 

Os temas não são escolhidos à toa: eles sempre trazem uma reflexão importante. E por isso, uma das competências avaliadas é o exercício da cidadania baseado em uma proposta de intervenção, ou seja, qual seria a iniciativa para enfrentar o problema apresentado. Aqui não é necessário inventar a roda, em suma, uma boa proposta contém uma ação, os agentes, o modo, o efeito e o detalhamento da ideia. 

 

UFA! Percebeu como as cinco competências da redação do ENEM estão interligadas? 

 

Agora que você já conhece cada uma, para garantir a pontuação máxima, conte com a Mais Redação para suas próximas correções de texto. Nosso time é composto por especialistas e planos que cabem no seu bolso! 

 

No nosso portal você também pode acompanhar outras dicas de estudo, organização e redação. 

Continue lendo