A redação costuma ser considerada um bicho de sete cabeças para os estudantes que estão em processo de se preparar para os vestibulares. Para espantar o medo e entender que a estrutura de uma redação é muito mais simples do que parece, é preciso que conheçam de trás para frente, de frente para trás, todos os elementos que a formam. Por isso, é dever do educador ensinar de forma clara e objetiva para que o aluno possa desenvolver seu texto com qualidade e agilidade.
Nesta publicação, vamos te ajudar com dicas úteis de como fazer uma boa redação, que, ao serem repassadas para a sua turma, ajudarão no conforto e na segurança necessários ao momento de produzir um texto. Vamos lá?
Para início de conversa, os jovens precisam saber o que é uma redação dissertativa-argumentativa, já que é um tipo de texto muito utilizado nos vestibulares e que tem como objetivo defender uma ideia. Lembre-se de ensinar que a redação é muito usada para identificar habilidades de escrita e organização de pensamentos, assim como reconhecer se o aluno possui capacidade de senso crítico, debate e habilidade de argumentação. É necessário que o estudante entenda que é nesse formato que deve apresentar um assunto e tentar convencer o leitor de seu posicionamento, sempre baseando-se em dados, fatos e evidências, é claro! Nada de utilizar “vozes da minha cabeça” como fonte.
O seu plano de ensino deve ser organizado de modo que o estudante aprenda:
Vamos lá recapitular: a redação é formada por três etapas: introdução, desenvolvimento e conclusão. A primeira parte tem como objetivo apresentar o tema e a tese, que devem ser colocadas em apenas um parágrafo para garantir que o leitor tenha interesse em ler o texto. No desenvolvimento é a hora de dissertar sobre o tema, argumentando e defendendo o ponto de vista do autor. Ele costuma ter dois parágrafos e é muito importante que se conectem. A dica é usar conectivos como “portanto”, “assim”, “desse modo”. A conclusão deve ser direcionada para apresentar o desfecho da redação, por isso, não se deve colocar algo novo que não tenha sido citado no corpo do texto.
O “como começar uma redação” é uma das principais etapas que devem ser ensinadas. O primeiro passo é orientar o aluno a ler o texto de apoio com muita atenção, compreender o tema e grifar pontos importantes para destacar o que ele deseja aprofundar. O segundo passo é anotar as ideias, construir um caminho e começar a desenvolver a estrutura: organizando como o tema e a tese serão apresentados, onde cada argumento vai entrar, como cada um será abordado e como será o desfecho da dissertação.
É interessante oferecer ao aluno dicas de como desenvolver sua linha de raciocínio, para que ele possa criar um fluxo orientado sobre como expor seu pensamento de forma clara e objetiva, bem como para que consiga definir, de maneira explícita, qual é a sua meta. A melhor dica é: ser organizado. A organização vai garantir que ele tenha clareza sobre o que vai abordar e como vai apresentar isso em seu projeto, quais serão seus argumentos e qual será o desfecho apresentado na conclusão, ajudando a manter um raciocínio lógico por todo o texto.
A época de avaliações é um período tenso entre os estudantes. Portanto, apresentar em detalhes a estrutura de uma redação faz toda a diferença na confiança que o estudante terá ao escrever. E confiança, tranquilidade e conforto, como bem sabemos, são outros elementos base para se dar bem e tirar a sonhada nota 1000. Mas isso já é assunto para outro blog. Continue acompanhando a Mais Redação para outras dicas!