Como fazer uma boa redação no vestibular?

Como fazer uma boa redação no vestibular?

O período letivo está se iniciando e muitos estudantes do terceiro ano, de cursinho ou mesmo os treineiros já estão com a mente no tão aguardado vestibular. Surge a dúvida: como fazer uma redação boa? A preparação deve começar agora! E aqui já demos a dica de ouro: uma redação de vestibular necessita de estudo e bastante treino ao longo de meses. Não será no primeiro texto que você vai conquistar a nota 1000, isso só vem com prática. 

Mas como exercitar a escrita? Siga a leitura para mais orientações.

4 principais dicas de como fazer uma redação em vestibulares

  1. Atente-se ao tipo de redação que o vestibular prestado propõe

A maioria dos vestibulares do país pede o gênero dissertativo-argumentativo de redação, por isso ele é o mais praticado pelos estudantes. No entanto, alguns vestibulares diversificam a proposta de texto e podem pedir uma carta, narrativa ou artigo de opinião, então é legal treinar outros gêneros textuais também.

Além disso, o tipo de dissertação pode variar de vestibular para vestibular. Por exemplo, o ENEM divulga uma lista de competências que avalia ao corrigir o texto, além de exigir uma proposta de intervenção por parte do vestibulando, mas isso não é uma regra para todas as provas. Vale a pena que o candidato sempre leia as orientações dos vestibulares e pratique redações com essas características.

  1. Crie uma estrutura para o texto

Uma redação de vestibular costuma ter o limite de 30 linhas que precisam ser organizadas de forma coerente. A tática mais comum de estruturar uma dissertação consiste em:

  • Introdução: um parágrafo de apresentação do tema, sem opiniões pessoais.
  • Desenvolvimento: cerca de dois parágrafos com o seu ponto de vista sobre o tema exposto. Lembre-se: tudo precisa ser argumentado, ou seja, toda opinião precisa ser baseada em fatos verídicos ou pesquisas (não existe “é isso, porque eu acho que sim”).
  • Conclusão: um parágrafo que fecha o texto. Pode ser um resumo da redação ou uma solução final ao problema abordado por ela.

Para propostas que pedem outros gêneros textuais que não são a dissertação-argumentativa, não há erro: uma redação com início, meio e fim é certeira.

  1. Mantenha o hábito da leitura

Você pode escrever o quanto for, mas não há como fazer uma redação coerente sem a prática da leitura. Por meio dela, o aluno é capaz de identificar bons escritos e, ainda, conseguir avaliar seu texto na hora da revisão. Além disso, a leitura nos oferece uma bela bagagem sobre diferentes assuntos que podem ser utilizados em redações. Lembra quando falamos no tópico acima sobre opiniões bem embasadas? Ler enriquece muito nossas opiniões e nos faz refletir sobre as temáticas!

  1. Pesquise temas atuais e escreva sobre eles

Os vestibulares costumam propor temas de redação ligados a atualidades do Brasil e do mundo. A partir daí, você já consegue muitas ideias sobre o que escrever como treino. Fique de olho em jornais e sites de notícias e se desafie a redigir sobre os assuntos encontrados. Quem sabe você não tem a sorte de ir para a prova e encontrar um tema que já praticou?

Nos treinos, usufrua as dicas acima: pratique dissertação e outros gêneros, crie uma estrutura com introdução, desenvolvimento e conclusão, escreva no máximo 30 linhas, embase suas opiniões em fatos concretos e ainda aproveite que está em casa e leia bastante sobre o tema. Com o tempo, seus textos ficarão prontos mais rapidamente e com a estrutura e conteúdo mais assertivos!

Extra: o que não pode faltar em uma redação de vestibular?

O conceito de “boa redação” pode parecer objetivo, mas existem vários fatores que, unidos, compõem o texto ideal para o vestibular. Assim, quando estiver praticando, preste atenção a todos os detalhes que não podem faltar em uma redação, como:

  • Linguagem adequada: nada de gírias ou vocábulos informais, ok? Também preste muita atenção na ortografia e nas regras gramaticais.
  • Coesão das ideias e da estrutura: temos que ler seu texto e sentir que uma ideia vai a outra de forma orgânica, sem cortes bruscos. Para isso, use conectivos – sabe aquelas expressões como “por isso”, “por exemplo”, “dessa forma”, “no entanto”, entre outras? – e muito bom senso.
  • Objetividade: todas as ideias apresentadas precisam ser claras e relevantes, não deixando ambiguidade ao longo texto ou aquela impressão de ele ser cansativo e prolixo.
  • Revisão do texto: sim, você não vai terminar sua redação e já entregá-la. É necessário relê-la e fazer possíveis correções. Por isso, escreva sempre na folha de rascunho e, após a revisão, reescreva na folha definitiva.

Gostou dessas dicas sobre como fazer uma redação boa no vestibular? Temos certeza que as seguindo você vai arrasar nas provas. Agora, fique de olho no portal do Mais Redação para outras dicas de estudo.

Continue lendo